O eixo InFrass, um dos 9 eixos da Agenda Mobilizadora InsectERA, coordenado pelo Laboratório Colaborativo InnovPlantProtect (InPP), visa utilizar os insetos como ferramenta para a criação de novos fertilizantes orgânicos, sustentáveis e de elevada qualidade, adaptados aos desafios agrícolas do futuro.
O objetivo deste eixo é desenvolver e produzir um novo produto – um fertilizante orgânico de alta qualidade, conhecido como insect frass. Este produto é constituído por excrementos de insetos, exúvias e material em decomposição, representando como tal um produto de valor acrescentado, de produção rápida e estável, e pronto para aplicação direta no solo. Assim, este material produzido pelos insetos nos eixos InFood, InFeed e InBiorremediation, será utilizado em trabalhos de desenvolvimento e fabrico no eixo InFrass, gerando novas linhas de produtos.
Envolvendo a participação de diversos parceiros – Agromais, Agrotejo, DGAV, INIAV, INEGI, Ingredient Odyssey, Thunder Foods, The Cricket Farming Co., Nutrifarms e Universidade de Aveiro, as atividades em curso vão desde a avaliação da qualidade do frass gerado nas diferentes tarefas e o desenvolvimento de novos métodos de processamento até à avaliação do seu impacto na produção e saúde das plantas e do solo. Estão neste momento em curso ensaios de campo em culturas importantes, como o milho, hortícolas e olival.
O eixo InFrass representa assim uma nova ERA para os solos, apresentando novas soluções para nutrir os solos e melhorar a produtividade e saúde das culturas.